Elas são compostas por cartilagens, ligamentos, tendões, bursas (liquido que amortece os ossos e os músculos) e a membrana sinovial (líquido que lubrifica as articulações).
Qualquer uma dessas estruturas pode ficar irritadas ou inflamadas, em resposta a uma variedade de doenças, distúrbios ou movimento muscular.
E isso pode causar as dores articulares, definidas por sintomas como:
sensação de desconforto, inflamação, rigidez ou incômodo, que dependendo da gravidade pode limitar as atividades do dia a dia. A dor pode ser súbita ou crônica.
Um tipo de problema nas articulações é a artrose, que mais é um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta.
O desgaste do tecido de proteção nas extremidades dos ossos (cartilagem) ocorre gradualmente e piora ao longo do tempo.
O sintoma mais comum é a dor nas articulações das mãos, do pescoço, da região lombar, dos joelhos e dos quadris.
Medicamentos, fisioterapia e, às vezes, cirurgia pode ajudar a reduzir a dor e manter o movimento articular.
Mas você conhece quais as substâncias que são essências para o tratamento da artrose? Abaixo segue as substâncias que são utilizadas para o tratamento.
Colágeno tipo II: é a principal proteína estrutural na cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango consiste em colágeno tipo II não desnaturado, que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis, promovendo sua mobilidade e flexibilidade, e prevenindo e reduzindo casos de inflamações e lesões.
Glucosamina: atua melhorando os quadros de indivíduos que:
apresentam desgaste natural ocorrido pelo avanço da idade;
começam a desenvolver problemas nas articulações devido à prática de exercícios de alto impacto.
MSM (Metilsulfonilmetano): é uma forma natural de enxofre orgânico encontrada em todos os organismos vivos, apresentando maior concentração nos fluidos e tecidos do corpo humano. O MSM é derivado do DMSO (dimetilsulfóxido). A maior parte do enxofre presente no organismo se encontra nos músculos, o restante distribui-se pelo cérebro, cabelos, unhas, epiderme e ossos. O enxofre é necessário à síntese de colágeno, juntamente com a vitamina B1, vitamina C, biotina e ácido pantotênico. É também muito importante na construção de aminoácidos metionina e cisteína. são uma das matérias-primas mais importantes utilizadas para se construir tecidos saudáveis em nosso corpo.
Manganês Quelato: o manganês na forma quelato, garante maior absorção pelo organismo. Funciona como antioxidante e colabora para a saúde das articulações e diminuição de dores articulares, uma vez que este mineral participa na formação da cartilagem, ossos, ácido hialurônico e de outros constituintes das cartilagens das articulações.
Vitamina C: torna o colágeno estável e resistente e transfere essas características para o organismo. A vitamina C atua de forma principalmente na construção e no reparo dos ossos, mas também está presente na pele e no tecido conjuntivo, um tipo de tecido que inclui tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. Sua deficiência pode causar danos à saúde articular como perda de flexibilidade e resistência podendo causar dores e inchaços.