Osteoporose

O cálcio é um mineral importante na construção do tecido ósseo – a vitamina D é fundamental para garantir que o cálcio seja absorvido no intestino, para assim circular e chegar até os ossos, sabia?

Então, como conseguimos obter cálcio? Dos alimentos que comemos! Já se não ingerimos a quantidade necessária na nossa dieta, o cálcio vai sendo removido dos ossos, os enfraquecendo, podendo assim resultar em Osteoporose.

Além da pouca ingestão de cálcio e vitamina D, o sedentarismo e fatores hormonais também influenciam no aparecimento da doença. As mulheres são mais vulneráveis a desenvolver esse quadro, devido aos ossos serem menores e mais finos do que os dos homens.

A Osteoporose deixa a estrutura óssea porosa, podendo quebrar com mínimos esforços, até mesmo se virando na cama bruscamente, por exemplo – os ossos dos pulsos, da coluna e do fêmur são os mais afetados.

É uma doença silenciosa, ou seja, raramente apresenta sintomas antes que aconteça uma fratura óssea. Por isso, o ideal é realizar check-ups anuais, a partir dos 60 anos, para fazer um exame de Densitometria Óssea.

Infelizmente a Osteoporose não tem cura, mas quando descoberta precocemente, o tratamento adequado ajuda a melhorar a massa óssea, deixando assim os ossos mais fortes e com menor risco de fratura.

Ficou com alguma dúvida? Pode me mandar, estou à disposição!

Dr. Ricardo Tunes

Médico Ortopedista especialista em traumatologia do esporte e no tratamento da dor em São José do Rio Preto – SP.

Últimos Posts

Ortopedia
lupaagencia

Joelho Estalando?

Essa patologia acomete um tecido que fica localizado no ombro – a Bursa, que reveste as articulações. Sua função é permitir uma boa movimentação dos tendões, sem causar atritos com os ossos.

Read More »

Meu Canal no YouTube